quinta-feira, abril 12, 2007

Moradores da ocupaçâo Prestes Maia denunciam violência policial



No último dia 10/04, por volta das 15 horas, um grupo de policiais,mais de 20, em diversas viaturas, invadiram o edifício Prestes Maia, arrombaram paredes e fizeram um imenso terrorismo contra os moradores. Os policiais estavam sem identificação, portavam armas pesadas, como bazuca, bombas, granadas, metralhadoras etc. Humilhavam quem tentava mostrar que não havia necessidade de tal ação, não havia quem os impedisse.Vasculharam todo o prédio. Sapatearam em cima de nossa Lei Maior – A Constituição;Violaram o inciso XI do artigo 5º da CF que assegura a inviolabilidadedo domicílio. Os moradores ficaram assustados, mas também indignados por tamanha covardia.
Os policiais foram embora, mas ficaram as marcas da arbitrariedade policial. Ficaram, também, algumas perguntas no ar:1- Por que tanta violência contra os pobres?2- Será que aquele comando teria coragem de invadir um prédio onde moram ricos?Nós temos certeza que não, pois aqui serve aquele velho ditado "Bravo com o cordeiro e cordeirinho com o bravo". 3- Quem deu a ordem para que os policiais agissem fora da lei e porque agiram sem mandado judicial?4- Por que atacar uma comunidade íntegra que luta pelos seus direitosque lhes são negados?5- Não queremos acreditar que aquele comando tenha recebido propinapara espantar os moradores do local. Mas a ação não se justifica, porisso queremos investigação das autoridades para apurar esse atoinsano dos policiais.

MSTC- Movimento dos Sem Teto do CentroAssociação dos Moradores do Edifício Prestes Maia

NOTÍCIAS DO EDIFÍCIO PRESTES MAIA
Nós, moradores do edifício Prestes Maia estamos apreensivos, pois oprazo dado pelo Juiz de 60 dias vence no Domingo, dia 15/04 e fomosinformados que o "despejo" vai se realizar. Os dois meses não foram suficientes para concretizar o Termo deCooperação assinado em fevereiro último. Seja: a aquisição de quatro imóveis, atendimento na carta de créditodo CDHU, financiamento do PAR, locação social para acomodar asfamílias e a concessão do Bolsa Aluguel por seis meses.A Prefeitura informou que os recursos do Bolsa Aluguel serão entreguesna Sexta-feira, dia 13/04, mas o despejo se realizará no Domingo, dia15/04.Não dá tempo de arranjar um espaço para mudar. E mesmo que houvessetempo, não há garantia de que as famílias recebam o atendimentodefinitivo.
Por isso estamos pleiteando:1- Garantias de atendimento definitivo ;2- Suspensão do "despejo" por mais 60 dias para que todas as famíliasarranjem um lugar decente para morar. Todas as famílias continuarão unidas no MSTC e em nossa associação ese o "despejo" for realizado no Domingo, dia 15/04, vamos todos morarna rua até que tudo se resolva.
Que todos tenham paz!
MSTC – Movimento dos Sem Teto do Centro
Associação dos Moradores do Prestes Maia

Nenhum comentário: