quinta-feira, abril 05, 2007
Nova ocupação no centro de São Paulo
Ocupantes retiram carroças de entulho do prédio para tornar o local habitável
O Movimento Sem Teto realiza nova ocupação no centro de São Paulo.
O prédio é um antigo hotel na região da Luz, centro, abandonado há 15 anos. O MSTC (Movimento Sem Teto do Centro) já havia ocupado este prédio no anos de 2003, permanecendo no local por cerca de 4 meses. Após a reintegração, os ocupantes ficaram acampados no Parque da Luz e logo depois foram para outras ocupações na época.
Em quase quatro anos, o local acumulou uma quantidade incrível de lixo variado (desde papel a entulhos), certamente foi usado neste tempo por usuários de crack que ficam na região próximo a Estação da Luz,(região frequentada pelas elites e europeus ricos que chegavam a São Paulo no início do séc XX que foi abandonada e transformou-se em algo que chamam hoje de Cracolândia, pelo alto índice de consumo de crack e moradores de rua). A ocupação abriga agora cerca de 400 famílias moradoras de cortiços e favelas de São Paulo. O prédio passa agora a abrigar pessoas, cumprindo sua função social.
A região da Luz é alvo das autoridades e de setores imobiliários que investem numa política chamada de "Revitalização do Centro", encabeçada por associações formadas por empresários do setor imobiliários e por advogados, bem como do poder público, com extremo carater de limpeza social e gentrificação, que consiste na reforma do patromônio do local em benefício de uma classe média emergente, propícia consumidora e possível usuária dos imóveis que serão restaurados na região dentro das perspectivas da especulação imobiliária.
A nova ocupação fica a poucos metro da ocupação Prestes Maia, que está em seus últimos dias. O prazo dado pela justiça e pela Polícia Militar para a saída pacífica do prédio é dia 23 de abril.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário